Oi Mulherada hoje vim fala um pouco da Palestra e Campanha na qual participei nessa quarta feira na Universidade Positivo á Campanha MaisMarias.
A Campanha MaisMarias contra a Violência chega até você para informar sobre a Lei Maria da Penha. Em vigor no Brasil desde 2006, essa lei é responsável por proteger a sua família, amigos e colegas contra a violência de diversos tipos.
Apesar dos cincos anos da Lei, os dados de agressão no País não diminuíram de forma expressiva e grande parte da população sequer conhece seus direitos quando são vitimadas pelas mais diversas formas de violência , como a domestica, a física e a psicológica.
Dados do instituto Medico Legal (IML) afirmam que os principais agressores estão dentro de casas das vitimas. são maridos, pais, irmãos, tios; o que deixa a mulher agredida com medo e vergonha de denunciar.
O que é violência Doméstica?
A Violência doméstica é aquela que acontece dentro de casa ou no meio familiar. Pode ser Física ou mesmo mesmo a psicológica praticada entre pessoas unidas por parentesco civil ( marido e mulher, sogra padrasto) ou parentesco natural (pai, mãe, filhos,irmãos).
A Lei Maria da Penha
Foi Aprovada pelo ex-presidente Lula em 07 de agosto de 2006 e criou mecanismo inéditos para combater a violência contra a mulher. Ela foi criada com o intuito de encorajar as mulheres a denunciar a violência no ambiente doméstico, onde, em muitas vezes, a policia e justiça não conseguem entrar.
O que é Violência psicológica?
Tão grave quanto violência física, a violência psicológica ou emocional é aquela em que o agressor vai destruindo a auto-estima da mulher, anulando ou fazendo pouco caso de suas emoções. inclui todas as ações que tenham como objetivo ofender, controlar e bloquear a autonomia de outro ser humano, como o comportamento, as crenças e as decisões. ocorre por agressão verbal, humilhação, intimidação, desvalorização, ridicularição, indiferença, ameaça, isolamento, controle econômico ou qualquer outra maneira outra maneira que interfira no direito básico do desenvolvimento Pessoal.
Como Proceder se fui agredida?
Vá até o pronto- socorro municipal mais próximo de sua residência;
Faça constar na ficha de atendimento a informação da agressão;
dirija-se até a delegacia da mulher ou a delegacia civil mais próxima;
registre um boletim de ocorrência (BO);
A mulher vitima de agressão será encaminhada ao instituto Médico Legal para realização de exame de corpo delito, que vai comprovar a agressão;
A delegacia onde foi registrado o BO vai dar sequência na investigação da agressão e vai dar a opção de representar uma ação contra o agressor;
se a vitima não tiver como pagar um advogado particular, pode solicitar um advogado do estado para propor as ações.
NÃO FIQUE CALADA!
SEJA MAIS UMA MARIA NA LUTA PELO
FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!
Mais informações no blog Marialeticiafagundes.com
ou
facebook www.facebook.com/maismaria
ou
www.leimariadapenha.com.br
DEIXE SEU COMENTÁRIO!
BJOS!